fbpx

Artigos

Plantas em apartamentos, como cuidar?

Plantas em apartamentos, como cuidar?

Algumas espécies se adaptam muito bem aos apartamentos, sendo ótimas opções de decoração e ornamentação de ambientes

A pandemia de Covid-19 fez com que as pessoas permanecessem por mais tempo em seus apartamentos, devido aos constantes pedidos de isolamento social e restrições estabelecidas pelo poder público. Alguns levaram os escritórios para casa, as crianças passaram a ter aulas a distância e os cantinhos foram reorganizados. Aproveitando o momento, muitos investiram em decorações e ornamentações com plantas em apartamentos.

Muitas plantas podem ser cultivadas e vivem bem em ambientes fechados, dando mais vida e renovando o ambiente. O sucesso para o cultivo de plantas em apartamentos está justamente relacionado à escolha da espécie, ao espaço destinado a elas e, claro, aos cuidados, que não podem ser deixados de lado.

O espaço ideal

Plantas se alimentam de luz, sendo assim, o local escolhido deve receber bastante luminosidade ao longo do dia. Ao mesmo tempo, observe que sol em excesso pode desidratar e queimar a planta, fique atento!

Algumas plantas se estabelecem melhor em determinados cômodos e até o posicionamento do vaso pode ser relevante para que ela viva bem. Atualmente, há várias dicas online e é possível obter orientações em lojas especializadas.

Melhores espécies

Conhecer e entender o básico da espécie de planta escolhida é fundamental: ela gosta de luz? Se adapta à sombra? Bebe muita ou pouca água? Prefere o calor, um climinha mais frio ou ameno? Saber essas características facilita o crescimento e desenvolvimento da planta.

A partir dessas informações, torna-se mais simples determinar o local adequado para ela na casa, ajustando a espécie à característica daquele espaço e até mesmo ao seu planejamento de decoração e de objetivo – o item a seguir.

Funcionalidade

Decoração, temperos, energização… as plantas podem ter inúmeras funções e significados dentro de casa. Tem aquele espaço vazio no canto da sala? Uma decoração com plantas pode ser boa opção.

Vai fazer um cantinho zen na sua casa? Alguns tipos podem se adaptar bem ao espaço. Já os temperos e ervas, se forem ficar na cozinha, lembre-se de mantê-los longe do forno e fogão, pois o calor pode ser prejudicial.

Disponibilidade

A sua disponibilidade também deve ser considerada, juntamente com a escolha do tipo de planta ideal e o local. Caso você tenha pouco tempo para cuidados, não escolha uma planta que dê muito trabalho. Lembre-se: elas precisam de atenção, cuidados, água e atenção, como todo ser vivo.

Qual escolher?

Feita a escolha do espaço, da disponibilidade, da funcionalidade, vamos falar sobre alguns tipos de plantas que são comumente encontradas nos apartamentos. Flores pequenas, como violetas, cactos e suculentas estão entre as mais escolhidas para quem não tem muito espaço e muito tempo, pois elas ficam bem em vasos pequenos e não exigem água diariamente.

Plantas de tamanho médio, como a espada de São Jorge, são bastante procuradas para apartamentos, já que elas crescem para cima e também não exigem água diariamente. São de fácil adaptação em vasos de chão e ficam ótimas combinadas a outras espécies semelhantes, como copos de leite. Outras boas opções são a rosa de pedra, palmeira-ráfia ou palmeira leque, begônia, pau-d´água, lírio.

Os terrários também são conceitos de fácil cuidado e, além de abrigar as plantas de pequeno e médio porte, podem ser ótimos na decoração, principalmente se você usar sua criatividade. Terrários no formato de aquários redondos, em tigelas e, até mesmo, feitos de garrafas pet, podem dar um charme especial ao ambiente.

O uso de folhagens, como samambaias, faz o gosto de muitas pessoas, dando um ar mais rústico e, ao mesmo tempo, sofisticado ao local. De fácil cuidado, boa resistência e desenvolvimento, cuidar de folhagens exige a poda periódica e uma limpeza maior nas folhas. Tirando isso, elas se adaptam bem quando suspensas, para crescer como cascatas.

Principais cuidados

Como cada espécie tem uma exigência específica. Nós listamos as principais para o sucesso das plantas em apartamentos:

A começar pelo adubo, fundamental para que a planta tenha os nutrientes necessários para seu crescimento: existem opções caseiras, como adubo com cascas de frutas ou de ovos. Procure orientação profissional para saber a dosagem exata e se a espécie desejada necessita deste tipo de suporte.

Para a limpeza do vaso, sempre retire as folhas e flores mortas, evitando que fungos possam proliferar nas demais. Coloque um pratinho com areia na base de plantas que crescem em vasos, para que a água não acumule no prato – olha a dengue, especialmente em varandas ou sacadas!

Para um refresco, tenha um borrifador. É ótimo para plantas, como cactos, suculentas e bonsais. Plantas gostam de ar, é bacana deixá-las próximas a janelas ou nas sacadas. Mas tenha muito cuidado com as quedas de vasos!

E aí, inspirados? Depois conta para a gente quais plantas você tem em seu apartamento! Deixe o seu comentário e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

 

15/05/2021 | Categorias: Uncategorized

Compartilhe:

Quer mais artigos?

Estamos prontos para trabalhar com você.

Solicite uma avaliação de seu condomínio e saiba como a Administradora de Condomínios Mineira pode te ajudar.

Solicite uma proposta