fbpx

Artigos

Apartamentos inteligentes deixam de ser exclusividade do alto padrão

Apartamentos inteligentes deixam de ser exclusividade do alto padrão

Apartamentos inteligentes deixam de ser exclusividade do alto padrão

Tecnologia invade os condomínios, trazendo praticidade, conforto e segurança aos condôminos

Já imaginou um imóvel, seja residencial ou comercial, que atenda aos seus comandos por voz ou apertando um único botão? Os apartamentos inteligentes estão tomando conta dos condomínios, deixando de ser uma exclusividade do alto padrão. Gradualmente, pode-se observar uma tecnologia, um novo recurso, pequenas novidades sendo inseridas nas unidades menos sofisticadas.

São inúmeros serviços que podem ser inseridos nos apartamentos inteligentes por meio de automação e tecnologia. Controle de iluminação, de temperatura, de acesso, por exemplo, são variadas tecnologias que podem ser adaptadas às unidades, trazendo segurança, conforto, economia e conveniência ao dia a dia do usuário.

Investir em apartamentos inteligentes é a famosa relação ganha-ganha. O gasto para investir pode ser recuperado, dependendo da automação escolhida, com economia na luz e na água, por exemplo. Vamos listar algumas praticidades adaptáveis para, quem sabe, você aplicar no seu imóvel.

Acesso automático

As entradas automáticas são práticas e seguras: basta alguns números ou a biometria para abrir e fechar a porta. Alguns modelos fazem a abertura por reconhecimento facial, da digital ou por meio da íris. É o adeus aos molhos e molhos de chaves, que ocupam espaço ou somem quando você mais precisa!

Comandos de voz

Quem nunca viu aqueles filmes futuristas nos quais as pessoas acendem e apagam as luzes com palmas? Ou com uma palavra? Isso já é possível na automação residencial. Um simples comando de voz pode cuidar da iluminação, do ar-condicionado, ligar a televisão ou o rádio. Parece besteira, mas quando se está atarefado ou com as mãos ocupadas, pode fazer toda a diferença.

Mais do que ligar e desligar. É possível controlar a intensidade da luz, o volume dos sons do rádio ou do dvd, a temperatura dos ambientes, inclusive a dos pisos. Até abrir e fechar a persiana com uma palavrinha. Além do liga e desliga ou do controle do volume, alguns eletrodomésticos já vêm com funções e tecnologias de fábrica, com a programação de funcionamento disponível nos equipamentos.

Hoje em dia, os celulares já têm este recurso de voz, que pesquisa conforme a demanda oral. Também existem os dispositivos usados para essa integração, como a Alexa, da Amazon, a assistente virtual que funciona por meio do machine learning, termo traduzido como aprendizagem de máquina, que utiliza a inteligência artificial para realizar essas atividades.

Mais segurança

Câmeras e sistemas de monitoramento também estão entre os itens procurados que mesclam tecnologia e segurança. Acompanhamento em tempo real dos ambientes, seja por vídeo ou pelo próprio smartphone, trazem mais tranquilidade aos condôminos quando estão fora de suas unidades.

Hidro e jacuzzi

Fazer o controle da limpeza, da temperatura da água, do volume e intensidade da hidromassagem também é possível.

Sustentabilidade

Automatizar recursos na unidade pode tornar o ambiente mais sustentável, por meio do controle dos sistemas elétricos e hidráulicos, minimizando os desperdícios e otimizando água e luz. Uma construção sustentável, focada no verde e no meio ambiente, traz economia também.

 

Essas são algumas das opções de ferramentas que podem ser realizadas na automação residencial, usando conexões de internet e bluetooth, programadas diretamente pelos dispositivos móveis.

A tendência é de que cada dia mais tenhamos opções novas para inovar e aprimorar os apartamentos inteligentes, que identifiquem as necessidades e antevejam soluções, como programar tarefas do cotidiano ou realizar outras atividades facilitadoras, agregando valor ao imóvel e ao condomínio.

Condomínios inteligentes

Para as novas construções que já sintam a necessidade e oportunidade de crescer uma edificação inteligente, algumas dicas que podem ser pensadas desde o momento da construção:

  • Posicionamento do condomínio: priorizar a iluminação natural;
  • Acesso por meio de biometria na identificação do condômino;
  • Portaria remota eletrônica: economia na folha salarial e aumento da segurança;
  • Sensores de movimento para iluminação das áreas comuns, só acionando quando necessário;
  • Sistemas fotovoltaicos para captação de energia solar, também para uso nas áreas comuns;
  • Elevadores ecoeficientes, que geram energia ao serem utilizados; ou apenas inteligentes, que utilizam apenas um (normalmente o mais próximo) ao ser acionado;
  • Uso de software de gestão de condomínio, para reservas de áreas comuns, emissão de boletos, atualização cadastral, gestão de encomendas e até para atender as demandas dos condôminos.

Estes modelos de unidades e de condomínios são tendência e realidade em muitas localidades do mundo, pois agregam valor, segurança, sustentabilidade e comodidade para todos.

 

Que tal valorizar seu condomínio?

14/04/2021 | Categorias: Uncategorized

Compartilhe:

Quer mais artigos?

Estamos prontos para trabalhar com você.

Solicite uma avaliação de seu condomínio e saiba como a Administradora de Condomínios Mineira pode te ajudar.

Solicite uma proposta