fbpx

Artigos

Como escolher uma administradora de condomínio

Como escolher uma administradora de condomínio

Contratar uma boa empresa é imprescindível para evitar surpresas desagradáveis; listamos dicas para auxiliar no processo de decisão

As administradoras de condomínio têm papel importante na gestão, quer seja em um condomínio residencial ou comercial. Afinal, são inúmeras as funções que acabam sobrecarregando o síndico quando ele encara sozinho a missão de cuidar do local e esse é o principal papel da administradora: dar suporte à gestão.

Tão importante quanto ter uma administradora de condomínio – para auxiliar nas questões administrativas ou financeira -, é escolher a empresa certa. É de enorme responsabilidade contratar uma empresa que terá acesso a dados financeiros e que, se cometer equívocos, causará problemas a um grupo de moradores ou de pessoas que usam o espaço comercialmente.

Para ajudar nesta decisão, listamos algumas questões que devem ser consideradas antes de contratar uma administradora de condomínios, acompanhe e tire as suas dúvidas!

Reúna os condôminos

Antes de mais nada, é preciso decidir que o condomínio quer, de fato, contratar uma administradora. Discuta com os condôminos e leve em consideração os benefícios que uma empresa pode trazer, como organização, transparência, orientação, amparo e mais cuidado na gestão.

Faça consultas

Pesquise, converse com síndicos de outros condomínios ou que trabalhem com as empresas escolhidas. Quanto mais informações você tiver sobre a atuação da administradora, melhor. Aproveite a facilidade da internet e faça pesquisas com o nome da empresa, buscando encontrar comentários sobre a sua atuação.

Visite a sede física

Muito se diz da casa de uma pessoa. E com uma empresa não é diferente. A administradora de condomínio será responsável por muitos dados e informações do condomínio, suas e de quem compartilha o espaço. Ser organizado na própria casa é primordial para atender bem a casa dos outros e, dessa forma, evita-se o risco de contratar uma empresa fantasma.

Foque na credibilidade

A escolha de uma administradora de condomínio deve prezar pela credibilidade e idoneidade. Busque por empresas com tempo de atuação no mercado e que tenham certificações, como a ISO 9001, que estabelece uma série de padrões que devem ser seguidos nessa área, dando ainda mais segurança.

Prefira as empresas locais

As empresas locais devem ter um peso grande nesta escolha, visto que apresentam maior capacidade de acompanhar mudanças de legislação e as obrigações específicas estabelecidas pelos municípios.

Leis e juridiquês

Falando em legislação, certifique-se de que a empresa entende do assunto, pois não basta ser local, ela tem que estar por dentro e acompanhar as mudanças no dia a dia. Conhecimentos em leis condominiais e trabalhistas é fundamental para uma administradora de condomínios.

Liste os serviços

Faça uma lista com todos os serviços pelos quais a administradora ficará responsável e cheque se ela cobre as suas necessidades. Ninguém gosta de contratar uma empresa e ter que pagar adendos contratuais.

Faça perguntas

Se, porventura, o condomínio receber uma multa, quem deve arcar? Ou aconteceu um problema com um pagamento de um funcionário, quem paga os extras? Liste perguntas não tão óbvias e esclareça qualquer dúvida antes de assinar o contrato. A clareza das respostas também dirá muito em seu processo de escolha.

Desconfie de preços baixos

Conhece a frase “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Use para a vida! Orçamentos ou honorários muito baixos devem ser analisados, pois você pode ter que pagar mais do que o valor descrito ou a empresa não conseguir suportar todo o trabalho oferecido com os honorários contratados. Faça uma pesquisa de mercado para ver qual a média praticada e use como referência.

Contato fácil

Não esqueça de verificar se a administradora responde rapidamente aos seus clientes: ela tem site atualizado? Tem mais de uma forma de contato? Hoje em dia, é difícil não ser encontrado, mas quanto mais opções – celular, fixo, WhatsApp, e-mail, chat, formulário de contato -, melhor.

Já escolheu?

Selecionada a empresa, fique atento às questões contratuais, leia todas as cláusulas e certifique-se de que está tudo claro e que os serviços oferecidos estão de acordo com a sua necessidade. Tem dúvidas? Entre em contato e esclareça! Uma relação transparente entre administradora e moradores é fundamental para um bom trabalho e uma boa gestão, sem erros ou surpresas.

 

Tem algum questionamento relacionado à atuação de uma administradora de condomínios? Não hesite em entrar em contato com a gente!

20/04/2018 | Categorias: Administração de Condomínios

Compartilhe:

Quer mais artigos?

Estamos prontos para trabalhar com você.

Solicite uma avaliação de seu condomínio e saiba como a Administradora de Condomínios Mineira pode te ajudar.

Solicite uma proposta