fbpx

Artigos

Como organizar o home office no condomínio

Período exige coordenação das tarefas e disciplina para evitar distrações tanto em espaços coletivos quanto na própria unidade

Há um ano palavras como pandemia, isolamento e home office entraram em nosso vocabulário para não sair mais. Muitas empresas adotaram o hábito de permitir que seus colaboradores trabalhem de casa devido ao coronavírus, evitando colocar em risco a própria saúde e a de quem convive no mesmo ambiente. Para isso, é preciso disciplina e organização para um bom rendimento.

Alguns condomínios que dispõem de área de trabalho compartilhada adotaram estratégias para auxiliar neste processo, afinal, trazer um escritório inteiro para seu local de moradia não é nada fácil. Como o mais complicado normalmente é o mobiliário, os condomínios com esta área disponível facilitaram a vida de muitos, porém, com algumas regras:

– Reserva antecipada do espaço: se o objetivo é evitar a aglomeração, o ideal é que fique apenas um número limitado de pessoas por horário, exceto aqueles que moram na mesma unidade. Se você tem aquela reunião – online, claro – em determinado horário e precisa do espaço, agende e garanta o uso.

– Em caso de salas grandes, é possível avaliar o número de usuários simultaneamente, respeitando as regras de distanciamento locais.

– A limpeza da sala é importantíssima, principalmente dos equipamentos compartilhados. Certifique-se de ter limpado tudo.

– Evite comer na sala! Mesmo que esteja sozinho, caso possa evitar, melhor! Pode parecer repetitivo, mas é bom destacar: por se tratar de espaço compartilhado, o uso de máscara é obrigatório.

Caso seu condomínio não tenha uma sala de trabalho, isso não o impede de trabalhar de casa, dependendo, lógico, da atividade que você exerce. De acordo com o art. 1.336 do Código Civil, em seu parágrafo quarto, é dever do condômino “dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes”.

Sendo assim, se você trabalha com alimentação, por exemplo, que exige o uso de equipamentos e proporciona odores diversos, é importante conversar com o síndico antes de trazer seu trabalho para casa. A avaliação cabe, especialmente, para condomínios que não têm água e gás individualizados. A mesma lógica se aplica a atividades que gerem muitos ruídos.

E, claro, nada de entra e sai no condomínio, seja de fornecedor ou de cliente. O tempo é de isolamento e não é coerente pessoas estranhas circulando no ambiente condominial.

Vamos dar algumas dicas para quem precisa adaptar a unidade para o home office:

Determine os horários

Assim como no trabalho em escritório, trabalhar de casa exige disciplina e atenção aos horários. É muito comum as pessoas se perderem no tempo e virarem a noite trabalhando. Isso não é muito favorável para quem vai iniciar a vida no home office. Organize seu horário de início e de término, ou uma média aproximada disso.

Troque de roupa, sempre

Evite começar a trabalhar de pijamas. Não é porque está sem seus companheiros de trabalho ou em casa que não precise de uma rotina. O cérebro entende melhor quando essas mudanças não são bruscas. Então, levante, faça a sua higiene, tome seu café e troque de roupa antes de iniciar o trabalho.

Espaço de trabalho

Ter um ambiente específico para trabalhar é mais indicado. Sabemos que nem sempre isso é possível, mas tente arrumar o espaço da melhor maneira, para não se pegar trabalhando no sofá ou junto dos pratos do almoço! É importante pensar na ergonomia dos equipamentos, para não sofrer de dores nas costas ou nos punhos, ainda mais quem passa o dia em frente aos eletrônicos.

Aviso aos familiares

Lembre-se de avisar os pais, o cônjuge ou as crianças de que você não está à toa em casa e nem de férias: está trabalhando. Mesmo que as pausas sejam possíveis ao longo do dia, o ideal é programar os intervalos para não interferir no rendimento.

As crianças estão com as aulas remotas? Organize-se para realizar seu trabalho e, ao mesmo tempo, dar o suporte que elas precisam. Não é uma tarefa fácil, mas, com jeitinho e colaboração, todos saem ganhando. Caso elas não estejam com aulas remotas, planejar entretenimentos ao longo do dia pode ajudar a evitar os estresses de se manter crianças em isolamento em horário comercial.

Faça intervalos

Às vezes, nos tornamos reféns do trabalho, mas realizar pausas periódicas, almoçar e comer no meio da tarde, tomar água ou o cafezinho são fundamentais para manter a saúde, a sanidade e a própria performance. Alongue-se sempre que necessário, descanse e volte ao trabalho.

Tem uma equipe? Conversem!

Apesar dos colegas não estarem ao lado, manter a comunicação com a equipe é indicado para que a sinergia não se perca e o trabalho esteja alinhado. Além disso, uma palavra amiga e um incentivo sempre vão bem.

Não é fácil, mas não é um bicho de sete cabeças: com organização e disciplina, é possível fazer um home office no condomínio. Veja pelo lado bom, trabalhar em casa evita o trânsito e os deslocamentos nas grandes cidades, fazendo com que os colaboradores tenham mais tempo para todas as atividades, incluindo as que lhe dão prazer!

 

23/04/2021 | Categorias: Uncategorized

Compartilhe:

Quer mais artigos?

Estamos prontos para trabalhar com você.

Solicite uma avaliação de seu condomínio e saiba como a Administradora de Condomínios Mineira pode te ajudar.

Solicite uma proposta