Artigos

Cuidados com aquecedores nos dias frios

Equipamentos devem ser utilizados com atenção para evitar acidentes e princípios de incêndio

O uso de aquecedores em cidades como Curitiba não se restringe ao inverno. Os meses da primavera e mesmo do outono também têm temperaturas baixas, o que faz com que o seu uso seja necessário para o conforto térmico das residências.

Aquecedores a gás, elétricos, lençóis e mantas térmicas… são muitos equipamentos que podem ser usados para deixar os ambientes quentinhos e mais agradáveis, mas que exigem a atenção e o cuidado para não causarem acidentes.

Vamos falar um pouco sobre os modelos de aquecedores e depois de alguns cuidados a serem tomados, acompanhe!

O auto de vistoria dos Bombeiros está em dia no seu condomínio?

Tipos de aquecedores

– Elétrico: modelo mais comum, encontrado com facilidade no formato portátil, que pode ser levado para todos os cômodos da casa.

– A gás ou a álcool: algumas pessoas ainda fazem uso, apesar destes modelos serem perigosos para usar dentro de casa ou em ambientes fechados devido ao gás que liberam. Por isso, são recomendados para ambientes abertos ou muito bem ventilados.

– A óleo: tipo de aquecedor seguro para ser usado em ambientes internos, pois têm termostato com controle da temperatura, que desliga o equipamento ao chegar no limite desejado.

– Lareiras: menos convencional, mas ainda assim utilizada por muitas pessoas, especialmente em residências e chácaras. Exige atenção principalmente no manuseio do fogo.

As lareiras portáteis, por outro lado, são mais comuns em apartamentos e, além de móveis e práticas, são ecológicas, pois não queimam lenha.Normalmente, são feitas com parede dupla de aço, revestida por uma manta cerâmica, que é responsável por absorver o álcool de cereal responsável por gerar o aquecimento.

– Lençóis e mantas térmicas: ótimos para aquecer a cama na hora de dormir ou para usar no sofá durante a noite, esses equipamentos não devem ser ligados dobrados e nem permanecer acionados durante muito tempo, especialmente durante toda a madrugada.

Esses são os equipamentos mais comuns para aquecer as moradias nos dias mais gelados. Em hipótese alguma, devem ser usadas panelas ou latas com queima de óleo ou álcool como forma de aquecimento em ambientes internos.

Seu condomínio tem seguro predial? O serviço é obrigatório nos condomínios e de extrema importância para a segurança de todos.  

Cuidados com o uso de aquecedores

Para manter-se aquecido dentro de casa com segurança, algumas recomendações são necessárias. Entre elas:

– Local seguro: se for portátil, garanta que o equipamento esteja em uma superfície estável e segura, longe de crianças e de animais de estimação. Além disso, mantenha-o distante de objetos como cortinas, tapetes, roupas e móveis, para evitar o início de um incêndio.

De maneira alguma, seque roupas ou objetos em cima dos aquecedores, pois essa é uma forma muito comum de princípio de incêndio em apartamentos.

– Desligamento automático: evite passar a noite inteira com o equipamento ligado. Prefira os com opção de desligamento automático em caso de superaquecimento ou apenas desligue-o antes de dormir.

– Cuidado com a saúde: Não aqueça demais o ambiente, pois isso pode causar um aumento da temperatura corporal, desconforto e desidratação. A recomendação é de que o ambiente fique com uma janela aberta para manter a circulação do ar e evitar o superaquecimento, tanto do ambiente quanto do equipamento.

– Baixa umidade: uma das consequências do uso constante dos aquecedores é o ressecamento e a diminuição da umidade do ar. Com isso, o aumento de doenças respiratórias, como asma, bronquite e alergias. Bacias de água e toalhas molhadas ajudam a manter o ambiente úmido enquanto estiver sendo mantido aquecido, assim como ter atenção à ingestão de água.

– Cuidado com a parte elétrica: Evite a sobrecarga elétrica pelo uso do aquecedor. Caso seja necessário usar uma extensão elétrica, verifique se ela suporta a carga e se está sem fios expostos ou danos.

– Manutenção em dia: mantenha a limpeza e a manutenção preventiva em dia, a fim de evitar acidentes, de acordo com as indicações do manual. Cuidado com o uso de equipamentos muito antigos ou enferrujados – se for possível, opte por atualizá-los.

Outras opções além dos aquecedores

Quer se manter quentinho e não passar frio dentro de casa, mas prefere não utilizar os aquecedores?

Aposte em roupas térmicas, bebidas quentes, bolsas térmicas aquecidas e as cobertinhas para ficar quentinho!

Precisa de um auxílio na gestão do seu condomínio? Conte com a experiência da Mineira, há mais de 45 anos no mercado.

02/09/2024 | Categorias: Uncategorized

Compartilhe:

Quer mais artigos?

Estamos prontos para trabalhar com você.

Solicite uma avaliação de seu condomínio e saiba como a Administradora de Condomínios Mineira pode te ajudar.

Solicite uma proposta