Artigos

Decoração funcional: saiba como decorar sua unidade

Decoração funcional: saiba como decorar sua unidade

Além de embelezar e valorizar o ambiente, uma decoração planejada pode também ser funcional

Ao comprar ou alugar um imóvel, seja para habitar ou para trabalhar, uma das primeiras coisas que todos pensam é na decoração. Afinal, nada melhor do que ter um cantinho com a sua cara. Melhor ainda se for uma decoração funcional!

Mas como pensar em uma decoração funcional? Quando tratamos deste tema, falamos em um ambiente prático, que integre objetos úteis e práticos ao seu dia a dia, sem deixar a beleza de lado.

Quer alguns motivos para pensar em uma decoração funcional? Vamos lá:

– Facilita a limpeza

– Usabilidade e praticidade

– Deixa o ambiente mais livre

– Aparência de mais espaço

– Economia no bolso

Ótimo, não? Agora vamos falar da prática!

Aplicação da decoração funcional

Uma decoração funcional possibilita que você tenha à mão tudo o que utiliza em sua rotina, mas sem bagunça. Para pensar neste tipo planejamento, é importante saber como é o seu dia a dia e o que você costuma fazer em cada cômodo. Escreva ou desenhe, pois facilita na organização das ideias e na visualização dos ambientes.

Pode parecer um tanto óbvio, mas quantas vezes você já não visitou lugares com uma linda sala de visita que nunca é usada? Ou aquela mesa de jantar enorme na cozinha, quando todas as refeições são realizadas na sala de jantar? E o escritório, cheio de armários que vivem vazios?

Pensar na funcionalidade é ser prático. Além de economizar um bocado na hora de decorar seu ambiente. A sala de estar é para ver TV ou jogar vídeo game? Invista em um bom sofá e não em mesas de centro ou de canto.

Móveis multifuncionais

Hoje é possível encontrar centenas de móveis funcionais, isso é, que servem para inúmeras coisas. Por exemplo, prateleiras na parede que, dependendo da altura, podem ser usadas como bancada de escritório ou para refeição.

Na cozinha, o passa prato, ao invés de ser apenas um balcão, pode ser um armário para mantimentos ou outros produtos. Um organizador na parede pode deixar próximo os itens mais usados, facilitando a mobilidade diária.

Ideias não faltam, é só realizar o planejamento de acordo com a sua usabilidade.

Espaços pequenos

Uma decoração funcional cai bem em qualquer espaço: grande, pequeno, residencial, comercial. Mas quando falamos em decoração de espaços pequenos, ela se torna ainda mais funcional.

Otimizar a decoração é fundamental ainda mais para unidades residenciais ou comerciais não dispõe de muito espaço. Portas de correr, ambientes integrados – como sala de estar e jantar ou cozinha e sacada – ajudam o espaço a ficar mais harmonioso. Aparelhos de televisão ou outros equipamentos eletrônicos suspensos ou em painéis, substituem as grandes estantes, tradicionais nas decorações mais antigas.

Ambiente comercial

Quem disse que a decoração funcional só vale para condomínios residenciais? Na hora de planejar a sua unidade comercial, também é possível pensar em decoração prática.

Primeiro liste o número de funcionários e suas tarefas principais. Passam boa parte do dia em frente ao computador? Invista em boas cadeiras. Além disso, mesas em L costumam ser boas opções para o espaço, a visibilidade e ajudam na organização.

Na parede, prateleiras e nichos otimizam espaços, além de servirem como decoração. Deixe nos lugares mais altos os objetos menos usados e mais acessíveis os aproveitados com frequência.

Diversos modelos de móveis servem para decorar e são usados diariamente, como lixeiras e gaveteiros. Não esqueça da boa iluminação: luminárias multifocais podem ser bem aproveitadas.

Gostou das nossas dicas de decoração funcional? Gostaria de ver algum outro assunto específico em nosso blog? Conte para a gente!

04/06/2018 | Categorias: Vida em Condomínio

Compartilhe:

Quer mais artigos?

Estamos prontos para trabalhar com você.

Solicite uma avaliação de seu condomínio e saiba como a Administradora de Condomínios Mineira pode te ajudar.

Solicite uma proposta